O Projeto

Barra de Ibiraquera

Esse paraíso é composto por um mosaico de ambientes da mata atlântica: praia, ilhas, lagoas, planícies de maré, dunas, costão e restinga. É um santuário de pássaros com extrema beleza em suas paisagens e muita riqueza natural, contemplada pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), e a Área de Preservação Permanente (APP) das Dunas da Ribanceira.

Cuidando do Espaço Público

Em sintonia com o acordo de sustentabilidade para o desenvolvimento do loteamento da Barra de Ibiraquera, propomos criar um espaço para usufruto da população local e visitantes, tão necessário, suprindo a carência de uma área pública de lazer e convívio comunitário. Nessas Olimpíadas ficou evidente como o skate influenciará positivamente as próximas gerações. O projeto de revitalização da praça vai proporcionar um lugar de encontro para famílias e amigos em um ambiente natural e agradável junto à área de recuperação ambiental, com novos equipamentos como mesas, bancos, pergolas e caminhos. Além do Snake Run e Street Plaza, contará com outras opções esportivas como pista de cooper, slackline, quadras de areia poliesportiva e uma quadra de basket 3×3 oficial.

Revitalição da Praça 17 de Outubro

Através do engajamento de diversos parceiros e da comunidade local desenvolvemos o projeto arquitetônico da pista e da praça, o projeto paisagístico e o plano de execução. A execução será feita tanto por empresas com expertise no assunto quanto por membros da comunidade (DIY). Já estamos fazendo mutirões com o objetivo de recuperar as quadras de areia, delimitar áreas e caminhos e fazer a fundação da quadra de basket 3×3.

Proposta

Execução da Pista de skate de 500m2, com Snake Run e Street Plaza.
Execução de quadra de Basket 3x3 oficial, pista de cooper e âncoras para slackline.
Reformar e equipar a quadras de areia poliesportivas.
Reformar o parque infantil.
Reflorestar e conservar o ambiente natural da praça com mudas de árvores nativas, assim como enriquecer o ambiente com mudas de plantas ornamentais.
Instalar equipamentos como bancos e pergolados.

Contrapartidas Sócioambientais

A criação do Ingá skatepark proporciona impactos positivos de diversas perspectivas para população e ambiente.

Aqui listamos as contrapartidas socioambientais frutos do Ingá.

- Criação de um espaço de esporte, lazer e convivência para a comunidade;

- Transformação social através dos esportes gerando acesso ao lazer a crianças e jovens e todas as idades e classes sociais;

- Capacitação de mão de obra local nas atividades de construção do skate park e recuperação ambiental;

- Aulas gratuitas de skate uma vez por semana durante o primeiro ano para comunidade e escolas locais.

- Conservação e preservação do meio ambiente trazendo de volta espécies nativas.

- Plantio de plantas ornamentais para trazer beleza e bem estar para o convívio comunitário.

Quer apresentar nosso Projeto?

Faça download do PDF com todas as informações detalhadas do projeto.

Quer contribuir com o Projeto?

Precisamos do seu apoio para materializar esse sonho, seja através de verba livre do seu orçamento de marketing, através de lei de incentivo fiscal ou doação espontânea.